Imagine extensas planícies em tons de verde e dourado, encantadoras vilas antigas pintadas de azul e branco, longas praias selvagens. Bem-vindo ao Alentejo!
Nesta região, o tempo passa mais devagar e convida a descobrir a rica herança cultural, a degustar a saborosa gastronomia tradicional e a apreciar paisagens memoráveis.
Quando visitar
Perfeito para visitar durante todo o ano
No verão, os dias mais longos e quentes convidam a banhos nas magníficas praias do litoral alentejano e a apreciar calmamente o pôr-do-sol no mar ou nas planícies douradas da região. Se prefere temperaturas mais amenas, na primavera os campos enchem-se de flores silvestres e no outono, as vinhas vestem-se de tons vermelhos e dourados, sendo a altura ideal para visitar adegas e degustar vinhos únicos. Estas são também as melhores alturas para explorar paisagens e fazer percursos pedestres. No inverno, aproveite para apreciar a gastronomia local e o aconchego de uma lareira numa atmosfera tranquila e aconchegante.
Como chegar
Viajar para o Alentejo
Existem diversas maneiras de chegar ao Alentejo. A maioria das companhias aéreas oferece voos para o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Desde a capital, tem comboios e autocarros que vão até diversas localidades desta região. Se optar por viajar de carro, terá mais liberdade para explorar esta área, que conta com uma excelente rede de estradas.
Gastronomia
A arte da cozinha tradicional
Refeições ricas em sabor e ingredientes regionais. A gastronomia do Alentejo é famosa por ser deliciosa e tradicional. Entre os pratos mais típicos, destacam-se as migas, as açordas e a carne de porco à alentejana.
Para sobremesa, não pode perder a siricaia com ameixas de Elvas e as queijadas de Évora. Para acompanhar a sua refeição, experimente o tradicional vinho de talha com o seu sabor único e profundo, fermentado em ânforas de barro.
Património
Grandiosidade histórica do Alentejo
Explore o legado histórico do Alentejo, onde o passado ganha vida em cada cidade e vila. Sinta a grandiosidade de Évora, Património Mundial da UNESCO, com o seu imponente templo romano e a Catedral, ícones de uma rica herança cultural.
Em Beja, visite o Castelo Medieval que domina a paisagem e oferece vistas panorâmicas sobre a vasta planície alentejana. Percorra as ruas de Monsaraz e sinta a magia da história nas suas ruas sinuosas e no castelo medieval. Em Elvas, deixe-se impressionar com as muralhas e o aqueduto, testemunhos das defesas e conquistas do passado.
Natureza
Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Esta zona é um verdadeiro paraíso natural. O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é um dos mais relevantes troços do litoral europeu, com várias espécies de fauna e flora únicas. As suas falésias dramáticas e paisagens vibrantes atraem especialistas e amantes da natureza. Aqui, pode ver águias pesqueiras, a única colónia mundial de cegonhas-brancas que nidifica nos rochedos marítimos e um dos últimos lugares da Europa onde é possível observar lontras marinhas no seu habitat.
A flora, rica em espécies exclusivas como a Biscutella vicentina, e as praias, renomadas entre surfistas, tornam esta zona um destino imperdível para quem busca beleza e tranquilidade.
Castelo de Arraiolos, Alentejo
Castelo de Marvão, Alentejo
Templo Romano de Évora, Alentejo
Praia da Samoqueira, Alentejo
Está à procura de ums Pousada no Alentejo?
Veja estas sugestões.
Serviço gratuito disponível das 9:00 às 19:00 (GMT).
Caso o pedido seja efetuado fora deste período entraremos em contato dentro do nosso horário de serviço.
Obrigado por seu contato.
Um operador tentará entrar em contato com você em breve. Se a solicitação tiver sido feita fora do nosso horário de expediente, tentaremos entrar em contato o mais rápido possível.
Ocorreu um erro ao enviar sua solicitação.
Verifique seu número de telefone ou código de país e tente novamente.
Não podemos ligar para você neste momento
Todos os nossos operadores estão ocupados no momento. Tente novamente dentro do horário comercial ou envie uma solicitação de contato por meio do nosso formulário de contato.