Vale a pena percorrer as longas
planícies alentejanas, pontuadas por sobreiros a ritmo cadenciado, para encontrar a
Pousada Castelo Alvito. Casa de uma longa dinastia de barões favorecidos pelo rei, este é o castelo fortificado mais acolhedor e confortável que pode encontrar para descansar.
Situada no
Baixo Alentejo, onde o tempo fica suspenso para lhe permitir aproveitar as suas férias da forma mais tranquila possível. Para chegar à Pousada Castelo Alvito já percorreu muitos quilómetros de estrada panorâmica e tranquila, onde os campos de cereais lhe abrem as janelas para colinas douradas e suaves, que ondulam de forma hipnótica e ditam o tom para os próximos dias: calmo, sossegado, relaxante. Deixe-se contagiar e deixe os dias vaguear ao ritmo dos campos. A Pousada Castelo Alvito abriu em 1993 através da
recuperação de um castelo do século XV. O edifício é, desde 1910,
classificado como Monumento Nacional e um exemplo do melhor da arquitectura Portuguesa, combinando a arquitectura de residência apalaçada e fortaleza e influências islâmicas, góticas e manuelinas.
DESTINO
Ao chegar à
vila de Alvito, a sensação de tranquilidade aumenta: as velhas casas, ricamente decoradas com elementos de estilo manuelino, indicam que não está numa aldeia qualquer. A longa história da influência desta vila na politica nacional e regional é completamente delineada pela história da família que recebeu a primeira baronia do país.
LOCALIZAÇÃO
A vila alentejana de Alvito encontra-se a cerca de
30 km de Beja. É um lugar que convida a um
refúgio a dois ou em família, num local esplêndido envolvido de luxo, charme e requinte.
QUARTOS
Com
20 quartos, esta morada nobre está completamente equipada para o receber com o charme de tempos idos e os confortos mais actuais que pode desejar. Os quartos da Pousada oferecem uma atmosfera tranquilizante, onde é possível dormir numa cama com Dossel e apreciar o pormenor do tecto feito em estuque com trabalho Mourisco onde está inserido o Brasão dos Barões de Alvito.
Os quartos são climatizados e incluem televisão por cabo, roupão de banho e um minibar. Na janela do quarto, pode-se deslumbrar as
vistas esplêndidas para o Alentejo.
SERVIÇOS
A decoração em azulejaria original, a
vista para o jardim desenhado pelo genial Gonçalo Ribeiro Telles e a predominância dos estilos mourisco, gótico e manuelino fazem deste
castelo o cenário perfeito para uma estadia de dias longos, entrecortados por sestas retemperadoras, mergulhos refrescantes e refeições longamente saboreadas. Descanse na
sala ricamente decorada com peças decorativas dos espólio da Fundação da Casa de Bragança e passeie pelas várias zonas do jardim, que convidam ao recolhimento ou ao convívio, ao isolamento ou à partilha.
Surpreenda-se com o engenhoso sistema de rega por calhas através da nora do poço, que, com a ajuda da gravidade, ajuda a água a chegar a todas as áreas do jardim. Nunca um espaço foi tão apropriado para ler os clássicos e deixar-se transportar para um mundo antigo, onde a linguagem era mais cuidada e a beleza, austera e digna, acalentada e cuidada com todo o peso da intemporalidade.
Ao passar uns dias na Pousada Castelo Alvito, o
pátio interior iluminado e romântico, as janelas inspiradoras, os espaços das
antigas adegas e cavalariças transformados em salas de estar – não deixe de espreitar as tulhas, os antigos frigoríficos do castelo, onde os cereais eram guardados em potes protegidos para se conservarem – vão conferir às suas férias uma aura indefinível e encantadora de suspensão do tempo real. O
sumptuoso
restaurante da Pousada Castelo Alvito proporciona um autêntico manjar de sabores únicos, pelo serviço de pratos regionais, gastronomia tradicional e vinhos que apresenta.
HISTÓRIA
O Castelo foi construído no fim do século XV, sob a autorização do senhorio da vila ao alto funcionário régio João Fernandes da Silveira, outorgado, por D. Afonso V, o título de barão de Alvito. Esta confirmação, foi posteriormente confirmada ao seu filho, o 2º barão, D. Diogo Lobo da Silveira, por D. João II em 1489 e por D. Manuel I. O castelo apresenta-se como um edifício misto de arquitectura militar e residência apalaçada, onde se identificam influências islâmicas, góticas e manuelinas.
Em 1993 abre como um Hotel pertencente às Pousadas de Portugal, pertencendo ao segmento Histórico Design que presta homenagem à cultura da região, tanto pelo ambiente que proporciona como pela linha tradicional de pratos regionais e vinhos que apresenta.
Destaque para o jardim, com rega à nora em talha de superfície, projectado no rigor do que eram os espaços agrícolas e de fruição dos castelos medievais.